6 de julho de 2011

Férias na casa da Vovó

As férias escolares começaram. Advinha quem vem???? 
Seus netos, e nada como recebe-los com comidinhas gostosas, passeios, etc. Que tal você recriar aquelas brincadeiras da sua infância ??? Caso você tenha esquecido , ai estão algumas delas .




cinco-marias-1
CINCO MARIAS


                                                             É preciso achar 5 pedrinhas de mesmo tamanho ou até mesmo saquinhos feitos com arroz ou areia. Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, depois com a mesma mão jogue para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça isso até ter pegado todas. Na segunda rodada ao invés de pegar uma por vez, pegue duas. Na terceira rodada você pega três ao mesmo tempo e na última rodada você pega todas de uma vez só.


Passa_Anel
Passa Anel

Quem nunca brincou de passa anel ??? Esta é uma brincadeira que as meninas adoram e é muito fácil de brincar também, só precisa de uma turma de amigos e de um anel. A criançada fica uma ao lado da outro, em pé ou sentadas, com as mãos unidas e esticadas para frente e uma fica de frente a elas com um anel entre as mãos. Esta criança passa com suas mãos dentro das mãos de todas as outras crianças e deixa cair o anel dentro das mãos de uma. Depois de ter passado ela pergunta pra qualquer criança, menos para que está com o anel é claro, – “Com quem está o anel ?”, se a criança acertar ela será a próxima a passar o anel, se erra paga uma prenda e a criança que está com o anel será a próxima a passar.

vcv
Elástico

Mais pedida e lembrada pelas mulheres foi a Brincadeira do Elástico que consistia em um simples elástico de 2 metros ou mais,  unida as pontas com um nó. Duas crianças em pé, frente a frente, colocam o elástico em volta dos tornozelos, formando um retângulo. Um terceiro participante faz uma seqüência de saltos, pulando para dentro, sobre e para fora do elástico. O objetivo é fazer tudo sem tropeçar, aumentando o grau de dificuldade. Tudo isso era feito sempre cantando diversas músicas (Semelhante a pular corda) e dependendo do que a música dizia ou a parte da música pulava para fora ou para dentro do elástico.
09pula_sela
Pula Carniça

Outra brincadeira que lembramos também era Estrela Nova Cela ou Pula Cela ou Pula Carniça, independente do nome usado na sua região a brincadeira é a mesma. Nesta brincadeira você também tem que ser bom de saltos. A turma tirava na base do par ou ímpar mesmo pra saber quem seria a “cela”, este então se curva apoiando as mãos no joelho e é formada uma fila com o mestre na frente. Dependendo do que o mestre falar é o tipo do pulo e todos tem que fazer o mesmo salto, por exemplo, fala bife e colocava as duas mãos abertas, gritava Unha de Gavião e colocava só as pontas dos dedos. Aquele que errar era a próxima “cela” ou “Mula”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Seguidores

hq

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

seguidores

Total de visualizações de página

Gostou?

twitter