22 de julho de 2011

Preparando a Casa para Terceira Idade - Quarto

Quase nunca pensamos no envelhecimento. Mas  ele chegara!!  A idade pesa , enfraquece os ossos, causa dores, incapacita, dificulta a locomoção , provoca quedas. Vamos deixar o quarto seguro e agradável .


 Numa casa de dois andares, por exemplo, basta mudar o quarto do idoso para o andar de baixo, diminuindo as subidas e descidas de escadas, evitando, assim, quedas e fadiga.
  • Adapte a cama, caso seja necessário. A altura ideal é verificada quando o idoso está sentado na beira da cama e consegue colocar facilmente os dois pés no chão. Os cobertores ou colchas não devem ser muito compridos, pois o idoso pode se enrolar e/ou tropeçar ao levantar.
  • Fixe à parede mesas ou outros móveis que sejam muito usados como apoio. Assim evita-se que, quando usados, estes se desloquem e provoquem uma queda.
  • Adapte as cadeiras. Todas devem ter braços laterais de apoio e encosto 
  • Evite o uso de tapetes, pois podem provocar quedas 
  • Providencie sapatos e chinelos anti-derrapantes.
  • Deixe sempre uma luz – de preferência a do corredor ou da casa-de-banho – acesa durante a noite. Desta maneira, o idoso estará mais seguro, se precisar levantar-se durante a noite para…
  • Deixe à mão do idoso uma lista com os telefones úteis para casos de emergência. A lista deve estar próxima ao telefone e bem identificada, com letras grandes. No caso de não estar em casa, se houver um acidente, o próprio idoso (dependendo do caso ou até outra pessoa) poderá encontrar os números de telefone com facilidade.

Cama
Larga, de preferência, com um só travesseiro; a altura deve ser igual a 0,45 m ou 0,50 m (incluindo o colchão) para que a pessoa possa apoiar os pés no chão quando sentada. Além disso, é importante que o móvel tenha cabeceira, para permitir que o usuário se recoste; que o colchão tenha densidade adequada ao peso do idoso e que o cobertor ou a colcha fique preso(a) ao pé da cama, para evitar a sensação de frio.


  • Mesa de cabeceira
    Fixada ao chão ou à parede para evitar que se desloque caso o idoso precise apoiar-se ao levantar. Um detalhe: suas bordas devem ser arredondadas e sua altura cerca de 0,10 m acima da cama.




  • Roupeiro
    Portas leves, cabideiro baixo, gavetas com travão de segurança nos deslizantes e prateleiras com alturas variáveis são fundamentais. Outros aspectos facilitadores são a instalação de luz interna – com acionamento ao abrir a porta -, e puxadores do tipo alça.




  • Cadeira ou poltrona
    São uma boa alternativa, já que podem ajudar na hora de calçar meias e sapatos.



  • Outras recomendações:
    O sistema de abertura das janelas deve ser sempre para dentro ou de correr. As persianas são a melhor alternativa para a vedação.
    Atenção: mantenha uma luz acesa, à noite; e uma lanterna na gaveta. Prefira interruptores próximos à cama, . Quanto aos acessórios é preferível usar relógio digital com números grandes, suporte para copos de plástico ou metal, controle remoto para TV e abajur fixo na mesa de cabeceira ou na parede
    Equipamentos anti-escara: para um idoso que passe grande parte do seu dia na cama ou no caso de um doente acamado, as escaras são uma realidade e precisam de ser prevenidas. Nesse sentido, no quarto da pessoa a ser cuidada deve constar algum equipamento anti-escara, nomeadamente, as almofadas anti-escara, os colchões anti-escara e os diferentes apoios localizados anti-escara. Estes equipamentos foram especificamente concebidos para reduzir ou eliminar a pressão das zonas mais suscetíveis à formação de escaras, assim como para o alívio de escaras já existentes.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Arquivo do blog

    Seguidores

    hq

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    seguidores

    Total de visualizações de página

    Gostou?

    twitter