4 de agosto de 2011

Banho





Saudades do Bidê

Alguém pode me responder, por favor, porque eu, Benedita de Jesus da Silva, 75 anos, 7 filhos e onze netos, aposentada, cansada das dores e feridas da vida, tenho a obrigação de tomar banho todos os dias e escovar a dentadura?
Porque e pra quem ?
Toda a minha vida, tomei banho e escovei os dentes, todos os dias!
Pra estar cheirosa e limpinha para o trabalho,. para o marido, filhos e netos.
Sempre limpinha e cheirosinha.
Hoje eu cansei, cansei e enjoei.
O marido, Graças a Deus, foi desta para melhor, mas ele merecia a pior, os filhos, crescidos e criados e os netos não são problema meu.
Tomar banho é chato, cansativo, trabalhoso e dói.
Claro que dói !
Dói a água batendo no corpo, dói ter que esticar o braço pra lavar as costas e o pé, dói quando vejo o cabelo caindo e a pele enrrugada e flácida.
Dói, dói e dói !
Não quero mais tomar banho, não quero mais ter de usar dentadura. Quero ser dona das minhas vontades e hoje a minha vontade é só tomar banho quando tiver vontade, ou realmente a pura necessidade.
Contei isso pra Cema, minha vizinha da direita, um pouco mais velha que eu e ela disse que isso acontece também com ela, mas me ensinou que a calcinha a gente tem que trocar todos os dias, porque já pensou se a gente cai na rua e tem que ir pro hospital.
Coitados dos enfermeiros e médicos, não merecem tanto cheirinho ruim.
Já a Cida vizinha da esquerda disse com aquela vozinha irritante:
- Ditinha, porque você não usa o chuveirinho ?
Tonta, coitada, não adianta explicar que prá usar o chuveirinho eu tenho que tirar a roupa e entrar no box.
Eu estou acostumada com o meu cheiro, sei quando é hora de me lavar ou não, portanto não precisa ser todos os dias.
Bom mesmo é quando existia bidê nos banheiros, hoje a modernidade não pensa mais nesse tipo de conforto.
“Bidê” era um acessório muito prático, era só sentar, abrir a torneira e aquele jato gelado de água lavava tudo.
No verão era bom, mas no inverno me fazia dar gritinhos histéricos dentro do banheiro.
Nunca sentei num bidê que tinha água quente, só gelada. Mas preferia sentar ali mesmo do que entrar embaixo d’água.
De qualquer forma no inverno qualquer tipo de água que não fosse para beber doía no meu corpo.
Acho que o bidê deveria ser perpetuado.
Fico pensando nas pessoas muito gordas, coitadas, é muito trabalhoso todas as vezes que vão ao banheiro, mais prático seria se tivesse bidê.
Alguém me disse que o bidê deixou de ser produzido porque era antihigiênico.
Quem chegou a esta conclusão deve ser magrelo e adorar tomar banho, coisa que não é o meu caso.
Tenho sim saudades do bidê e também só vou tomar banho quando me der vontade, ou quando eu for a missa, porque outro dia na fila para receber a hóstia senti uns cheiros estranhos causados pela falta de banho nas minhas conhecidas da mesma idade que eu. Fiquei com dó do padre.
Mas de qualquer forma, doa a quem doer, só tomarei banho quando quiser, a dentadura vai pra gaveta e a calcinha em respeito aos médicos e enfermeiros, trocarei todos os dias.
Afinal de contas tenho 75 anos, mando no meu corpo e por enquanto ninguém manda em mim.

Graciete Pedrosa

                                                      Escrito pela minha prima Graciete,  achei muito apropriado ao meu blog e ao inverno. Tenho certeza que muitas pessoas  conhecem alguém com  "vontade própria"                           

2 comentários:

  1. Minha querida amiga,
    eu adorei o post, aliás eu lá do meu blog fico de olho em suas postagens e esses dias com o post "crocante" nossa me diverti muito, que bom que eu estou ficando crocante também ! passei isto para toda familia, ja me sentindo importante ...kkkkkk

    E quanto a esta postagem,
    concordo plenamente com sua prima eu tenho 42anos mas acho muito justo que ela se arrume para ela mesma, ela merece.

    Quanto ao bidê ele foi substituído por um chuveirinho (composição de mangueirinha com chuveirinho em seu extremo, conectada à parede ) que se coloca ao lado do vaso, é super prático e a água pode ser aquecida.

    Portanto não precisamos mais ir ao box para usar o chuveirinho é só instalar este sistema hidráulico próximo ao vaso.

    Querida parabéns por este delicioso espaço cheio de vida, vir aqui e ler seus posts é como tomar uma dose de fluído vital, é contagiante !

    Deixo um grande beijo à você e aos seus leitores com muito carinho.

    Dra.Rosângela Matos

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por suas palavras, são comentários assim que me fazem cada vez mais postar assuntos que seja de boa leitura. Obrigado pela visita .

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Seguidores

hq

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

seguidores

Total de visualizações de página

Gostou?

twitter