21 de dezembro de 2011

Até que a morte os separem




A pequena cidade de Hinojosa de Duero, na fronteira da Espanha com Portugal, parou nesta quarta-feira (21/12) para um acontecimento especial. O vilarejo de 722 habitantes acompanhou a festa de aniversário do casal mais antigo da cidade. José Pascua alcançou a esposa Antonia Patino ao completar 103 anos. Os dois estão casados há 78 anos, o que equivale a “bodas de benjoim”.


Segredo da longevidade pode ser genético, diz Antonia Patino, 103
Um dos mais empolgados com a celebração foi o prefeito de Hinojosa de Duero, José Francisco Bautista, que classificou a data como um “feito de nível nacional”. “Não acredito que haja, nem em Salamanca [capital da província onde fica a cidade], nem na Espanha algum casamento cujos cônjuges superem os 103 e ainda tenham 78 anos de casados”, disse.
Segundo os familiares do casal, o que mais impressiona não é a longevidade do casamento, mas sim o estado de saúde de ambos. Os dois mantém todos os sentidos em bom funcionamento, exceto a audição, que é ligeiramente falha para José. No total, o casal tem 16 netos e oito bisnetos.
Antonia Patino acredita que o segredo da longevidade possa ser genético, uma vez que diversos parentes seus viveram mais de 90 anos e um tio chegou a 105.
Até o ano passado, os dois se orgulham da horta que mantinham nos fundos da casa. "Até alguns anos atrás tínhamos um burro que ajudava a arar a terra”, lembra José Pascua, que também se recorda da chegada da energia elétrica ao vilarejo e dos tempos da Guerra Civil Espanhola (1936).
Apesar da longa vida em conjunto, o casal não é o mais longevo segundo o Guiness Book. Esse título atualmente é de um casal do estado do Novo México, nos EUA, que estão juntos há 82 anos e 310 dias. Já o maior casamento de que se tem registro também ocorreu nos EUA. No século XVIII, um casal de Nova York viveu em matrimônio por 91 anos e 12 dias.

Um comentário:

  1. Querida Amiga
    Que o seu Natal seja cheio de Paz e alegria. Que Jesus nasça na sua família. Deus os abençoe!

    Espero nos encontrarmos mais no próximo ano.

    FELIZ NATAL E UM ANO NOVO COM MUITAS REALIZAÇÕES!

    Mariângela

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Seguidores

hq

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

seguidores

Total de visualizações de página

Gostou?

twitter